Respira! A vida anda corrida demais
28/11/2022
De: Mariana Vantine
Me conta, você sempre toma boas decisões com o seu dinheiro?
Pois é, essa é uma verdade difícil de engolir, mas nosso cérebro não foi programado para tomar essas boas decisões não… Quer conferir? Olha essas perguntinhas 🙂
- Você já teve medo de tirar o seu dinheiro da poupança?
- Você já decidiu comprar algo por causa do conselho de algum amigo ou familiar?
- Já parcelou compras no cartão de crédito?
- Já gastou pensando que no passado não podia comprar muitas coisas e que agora chegou o momento de aproveitar?
Antes de entender o que tem por trás desses comportamentos eu também já fiz essas coisas. Mas agora, eu vou te dar uma informação que pode mudar esse jogo:
35.000! Esse é o número de decisões que você toma por dia e seu cérebro faz isso utilizando dois sistemas, o sistema #1, emocional (que é rápido e automático) e o sistema #2, super racional (leeento e analítico).
Esses dois caminhos que o cérebro faz são usados o dia inteiro, seja pra escolher qual o look de hoje ou quais ativos irão compor a sua carteira de investimentos.
A grande questão é que, na maioria das vezes, quem vence o processo de escolha é o sistema #1 (isso mesmo, o emocional!). Lembra que o número de decisões tomadas por dia são 35.000? Então, seu cérebro não quer ter o trabalho de pensar muito no que é melhor, ele é preguiçoso (vamos economizar energia né?). No meio de tantas decisões, o sistema emocional acaba vencendo.
Além de tudo, o cérebro emocional também é rápido e nossa vida é sempre uma correria – menos quando for ler essa nossa news mensal, já deu pra ver que o papo aqui é diferente né?! – Logo, esse sistema irá escolher a maioria das coisas por você e fará isso baseado no que é familiar, naquilo que já conhece e considera seguro.
E é aí que seu dinheiro tende a continuar na poupança ou naquela conta remunerada sem muita diversificação, porque é lá que seu cérebro entende ser confortável, pois já conhece como funciona.
Bom, até aqui você elevou seu nível de consciência para um patamar acima, já entendeu como funciona dentro da nossa cabeça acelerada e como nosso cérebro decide suas escolhas. Não estamos aqui dizendo para você viver fora da sua zona de conforto, mas sim te ajudando a expandir ela! Afinal, super vale uma ajudinha a mais para o cérebro decidir da melhor forma, né?
A partir de hoje, você faz parte do nosso grupo privado de Inteligência Financeira, recebendo um e-mail por mês com nossa news. Sem spam, sem propaganda, sem venda de produtos ou “podemos agendar uma ligação rapidinha?”rs. Nada disso, exclusivamente conteúdos sobre comportamentos, finanças femininas, finanças em casal, investimentos e como trilhar um caminho de sucesso rumo a sua liberdade financeira. A primeira edição completa você recebe no comecinho de dezembro!
Ahh, essa coluna é fechada, apenas para clientes do Grupo Capital.
Vantagem pra quem se planeja com a gente.
E lembre-se, quanto mais familiar um assunto se torna para o seu cérebro, mais fácil fica tomar as melhores decisões. É hora da gente se aproximar mais e evoluir o seu relacionamento com as Finanças =]