Marketing para Médicos
07/07/2023
De: Paulo Moreti, especialista em Personal branding e coach
6 Regras para uma Marca Pessoal
Muitos profissionais da área da saúde acham que desenvolver uma Marca Pessoal é algo simples, só precisa pegar uns bocados de informação aqui, uns macetes ali, postar uma foto aqui, um “vídeozinho” ali, sem nenhuma estratégia nas redes sociais, usar roupas da moda, olhar um colega que acha ser um “marketeiro de primeira” (algo que abomino quando é usado pejorativamente, pois o Marketing Pessoal é a forma mais importante de comunicar a Marca Pessoal) e pronto, está feita a mágica.
Bom, um grande engano, doutor e doutora, se você pensar em começar dessa forma, com certeza irá falhar feio. O processo de construção da Marca Pessoal é algo muito mais profundo que exige uma busca interna de informações, um trabalho bem embasado de autoconhecimento por meio de uma metodologia que guie o indivíduo a construir uma estratégia e conseguir se posicionar no mercado.
Poderia falar para você, fazer meu curso presencial ou minha assessoria individual ou até mesmo poderia ser o online, ou outros cursos para impulsionar a sua marca pessoal no mercado, mas talvez ainda não seja o momento para você, entretanto não é por isso que deixarei você sem um norte que possa lhe ajudar a iniciar o processo de entendimento da sua Marca Pessoal.
Existem seis regras básicas para que você doutor e doutora possam iniciar uma Marca Pessoal de sucesso:
- Não seja um franco-atirador, defina um foco:
Ter presença em todas as redes sociais pode ser contraprodutivo. É importante identificar qual mensagem você quer transmitir e para qual público você quer falar. Cada mídia social tem seu próprio público e exigirá uma forma de comunicação adequada. - Seja verdadeiro(a) e original:
Não minta, copie ou invente histórias. Construa uma Marca Pessoal genuína, baseada em seus valores, suas competências e habilidades únicas. Ser autêntico facilita o gerenciamento da sua imagem e permite uma conexão genuína com o público. - Conte a sua história:
Utilize a técnica de Storytelling para construir uma narrativa envolvente e persuasiva sobre a sua Marca Pessoal. Ao contar sua história de forma verdadeira e alinhada com seus valores, você atrairá e envolverá mais pessoas. - Consistência é a alma do negócio:
Mantenha consistência em todos os elementos da sua Marca Pessoal, desde o logotipo até as cores, tipografia e conteúdo utilizado nas mídias sociais. Essa consistência fortalece o reconhecimento da sua Marca Pessoal e facilita a comunicação online e offline. - Não desista, você poderá falhar, mas nunca parar:
O fracasso e a demora nos resultados fazem parte do processo de aprendizado e crescimento. Grandes Marcas Pessoais, como Steve Jobs e Walt Disney, enfrentaram várias falhas e processos de aprendizagem longos antes de alcançarem o sucesso. Aprenda com os erros, adapte-se e continue seguindo em frente. - Planejamento e estratégia são essenciais:
Para obter sucesso duradouro, é necessário ter uma Marca Pessoal consistente e bem planejada, com uma plataforma de marca pessoal definida e um planejamento estratégico feito. Invista tempo na definição de suas estratégias e metas.
Doutor/ Doutora, lembre-se que é extremamente importante seguir essas regras e dedicar-se a construir uma Marca Pessoal autêntica e estratégica, garantindo um posicionamento sólido no mercado. Esse trabalho não pode ser simplesmente delegado, você deve fazer a gestão da sua marca pessoal.
Se você não está posicionando sua marca, você pode ter certeza de que outros farão isso por você e com certeza não será da forma certa.