Investimentos
08/08/2023
De: Sergio Leão, planejador financeiro CFP® e consultor de investimentos CVM
Uma das maiores dúvidas que o investidor tem é com relação aos novos aportes…
Conforme o patrimônio vai crescendo ao longo do tempo, e um novo aporte é feito, as pessoas começam a se perguntar:
Onde eu vou jogar esse dinheiro?
Subo posição nos ativos que já tenho?
Compro um novo ativo?
Sou questionado sobre esses pontos constantemente, mas existe um ponto comum em quem pergunta: quando questionados sobre Asset Allocation, não sabem do que se trata. E esse deveria ser o cerne da sua carteira de investimentos. Seu Asset Allocation deveria ser seu “guia espiritual de investimentos”.
E o que é Asset Allocation?
Asset Allocation é a estrutura de alocação que o seu patrimônio deveria manter ao longo do tempo, e deveria ser buscada sempre que houver uma distorção significativa entre a alocação base e a realidade.
Dessa forma, seus novos aportes deveriam ser utilizados para recompor a parte deficitária, quando comparada com a alocação base, de forma simples. Sem dor de cabeça.
Esse é o modelo fiduciário e é o que utilizamos dentro do Grupo Capital. Posso elencar inúmeros motivos pelo qual o utilizamos:
- Alinhamento de interesses;
- Redução do custo final para você;
- Maior consistência de carteira ao longo do tempo;
Entre outras n provas sobre seu funcionamento ao longo da história do Brasil e do mundo, ou seja, em diferentes economias, países, pessoas e momentos econômicos.
O modelo fiduciário só tem um problema: ser chato.
Não tem giro de carteira mensal/bimestral/semestralmente;
Não tem um “investimento da vez”;
Não tem uma “oportunidade imperdível de enriquecimento no curto prazo”;
Ele faz tudo diferente do que é pregado no restante do mercado, que trabalha no modelo transacional, ou seja, um modelo de vendas.
Assim, o modelo transacional “ensina” que investir é tomar risco de forma desnecessária, ficar buscando dicas e afins e nesse meio do caminho, você se vê gastando horas do seu precioso tempo, que poderia ser utilizado para gerar mais receita e potencializar o seu patrimônio.
Apesar desses pontos, sua Asset Allocation não deve e não será imutável. Ela é ajustada de tempos em tempos, de forma a se adequar às mudanças econômicas, como por exemplo: redução de alocação em Renda Fixa Pós-Fixada, para aumento em Renda Fixa de Inflação.
Com isso, sua carteira responde de forma eficiente, mantém um controle ajustado de riscos, mas principalmente, traz um retorno consistente e sem gerar preocupação para você.
Essa é a beleza de ter uma equipe olhando para isso.
Trabalhamos como um time, cada um com suas responsabilidades, visando um objetivo único: de que você conquiste seus objetivos.