Investimentos
13/02/2023
De: Sergio Leão, planejador financeiro CFP® e consultor de investimentos CVM
Como você reage ao caos?
Você já deve ter passado por uma série de momentos caóticos ao longo da vida, certo?
Pessoal, profissional, relacionamentos, e até mesmo algumas ocasiões inesperadas…
Mas como você reagiu? Como você resolveu?
Já pensou em ter uma equipe para te dar o suporte 24/7 quando o assunto é seu dinheiro? Na coluna desse mês, falaremos um pouco mais sobre como ter esse suporte em dois níveis e como isso pode deixar seus investimentos mais seguros!
Espero que aproveite a leitura. Espero, também, que consiga se sentir mais tranquilo(a) e satisfeito(a)!!
Durante o caos, o dinheiro migra do bolso dos desesperados para o bolso dos pacientes.
Você, provavelmente, já ouviu alguém falar essa frase, certo? Meu papel é colocar você (caso ainda não esteja) no time dos pacientes. E faremos isso através de informação. Clara, didática e prática. Afinal, investir não precisa ser chato e nem trabalhoso.
Uma das maiores dores que mais escutamos ao longo dos dias é sobre investidores brasileiros que desejam investir, mas não tem tempo e nem conhecimento para acompanhar seus investimentos…
E se eu te disser que a formatação do nosso trabalho serve exatamente para suprimir esse problema?
O nome da estrutura que pode trazer esse grau de tranquilidade e disponibilidade de suporte é Fundo de Investimentos.
Existe muita informação distorcida sobre o assunto, e essa falta de dados leva os investidores a cometer um dos maiores erros possíveis: resolver tomar conta dos seus investimentos sem tempo, sem conhecimento e sem entender sobre ciclos de mercado. E esse tipo de tomada de decisão pode gerar um problema com um reflexo temporal grande, que pode chegar em décadas, sem que seu patrimônio se recupere.
É por isso que hoje trabalharemos esse tema.
Você sabe o que é um fundo de investimento?
Resumindo, de forma prática e dinâmica, um fundo de investimento é um “condomínio” que tem uma série de regras, e serve para administrar recursos (dinheiro) de terceiros, sob regras claras e legislações específicas.
Isso significa dizer que um Fundo de Investimentos possui uma estratégia clara de investimento e o que vem a seguir é a informação que a maioria desconhece:
Você dificilmente conseguirá investir melhor do que uma equipe!
A estrutura de um fundo de investimentos, normalmente, conta com pelo menos 10 analistas, que farão análise de um setor específico do mercado, seja ele local ou global, para identificar possíveis oportunidades e/ou riscos, e essa informação é levada ao Gestor, que munido dessas informações, conseguirá tomar a decisão de maior ou menor exposição do nosso dinheiro a um ou outros mercados, bem como os percentuais de exposição que serão trabalhados.
É isso mesmo, há uma equipe estudando e organizando as informações durante todo o período que o mercado está aberto, para fazer um bom trabalho e nos trazer dinheiro. Afinal, caso não haja uma boa performance, provavelmente resgataremos o dinheiro e faremos uma migração para algum outro, certo?
A partir desse momento, o Gestor antigo ganha zero.
Ou seja, ele não é o vilão; mas pode se enganar também…
Segundo a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), existe quase 30mil fundos registrados no mercado brasileiro; mas isso não significa que todos são exemplares ou bons. É por isso que, apesar de toda a estrutura explicada anteriormente, precisamos escolher bons fundos, e isso significa dizer que precisamos escolher gestores que fazem um bom trabalho, durante uma janela de tempo minimamente grande, e saiba dosar a exposição que teremos em cada uma das classes de ativos.
Esse é o nosso papel, utilizando ferramentas de análise de ativos, relatórios, cartas das gestoras e muita informação, conseguimos fazer um filtro eficiente sobre esses bons fundos, e mais do que isso, definir um grau aceitável de exposição à classe ou a um fundo específico com intuito de trazer um retorno consistente e uma exposição controlada ao risco.
E é isso que os influenciadores não contam antes de te vender um relatório: quem precisará dosar a exposição ao seu cenário é você, bem como conseguir identificar se concorda ou não com a visão daquele gestor e/ou equipe sobre o assunto que estarão trabalhando, e a partir daí, fazer seus aportes e ou resgates.
No nosso modelo, para que você tenha uma recomendação de alocação, seguimos diferentes critérios técnicos para a inserção ou não de um ativo ou fundo dentro da sua carteira de investimentos, bem como o percentual com o qual será feita essa alocação. Ou seja, é por esse motivo que o seu planejador financeiro precisa ser atualizado de todo o seu cenário, bem como saber de cada mudança de cenários que você venha a ter ao longo dos dias, semanas e/ou meses…
É com essa informação, alinhada à disponibilidade que conseguiremos fazer os ajustes necessários na sua carteira de investimentos da forma mais rápida e prática possível, para que você tenha um ajuste ágil e eficiente, que tenderá a trazer mais dinheiro para o seu bolso.
Afinal, só conseguimos ganhar dinheiro se você estiver feliz e confortável com seus investimentos. Não tem letra miúda nesse processo. Entregamos excelência para que nosso relacionamento perdure.