Finanças Comportamentais
07/07/2023
De: Mariana Vantine, planejadora financeira especialista em finanças comportamentais Sucesso do Cliente (CS)
De: Mariana Vantine, planejadora financeira especialista em finanças comportamentais
E se as finanças comportamentais te ajudassem a ganhar mais dinheiro?
Como vocês já sabem, as finanças comportamentais estudam como as emoções e vieses afetam as nossas decisões financeiras, e a partir do momento que entendemos melhor como nossos comportamentos são influenciados pelo que sentimos/acreditamos, podemos ter uma perspectiva diferente sobre como lidarmos com o dinheiro, inclusive como podemos fazer para ganhar mais dinheiro.
Alguns profissionais, como vocês médicos, podem ter diversas fontes de renda, que vão desde o salário base, plantões em diferentes hospitais, recebimentos de consultas, entre outros e diversificar essas fontes é uma estratégia extremamente eficaz, pois gera uma segurança financeira maior.
Mas quando observamos os hábitos financeiros dos médicos, encontramos alguns padrões comportamentais que podem impactar nessa segurança. Como o “investimento a qualquer custo”, associando isso ao fato de que investiram fortemente em sua educação e formação e, portanto, podem investir em qualquer outra coisa. Ou então, o viés de excesso de confiança, quando por ter um alto rendimento acreditam que podem correr mais riscos investindo esses valores.
Ou o contrário, por ter uma rotina super corrida, às vezes podem seguir a tendência de menor resistência, investindo em opções de baixo esforço – o famoso viés da inércia – que nem sempre são as melhores opções de investimento.
E é claro que sabemos como pode ser difícil encontrar tempo e energia para lidar com questões financeiras quando o dia a dia é tão agitado e intenso. É compreensível que, por conta disso, os vieses determinem o caminho para onde iremos seguir. No entanto, como sabemos que nem sempre eles são confiáveis, estamos aqui para te ajudar a definir melhor este caminho.
Ou seja, conhecer mais sobre finanças comportamentais vai ajudar a identificar esses vieses e tomar melhores decisões financeiras, maximizando os nossos rendimentos. Por exemplo, reconhecendo o viés de excesso de confiança, você pode buscar ajuda do seu planejador financeiro para diversificar seus investimentos de forma mais segura.
E sendo especialista em acompanhar o desenvolvimento financeiro de vários médicos, sei de outro grande ponto de atenção: o viés da familiaridade. Ele pode levar a uma falta de diversificação, quando continuamos investindo somente naquilo que as pessoas próximas fazem, como investir somente em imóveis, por exemplo. Ao se conscientizar desse viés e explorar outras opções de investimento, como ações, fundos de investimento, é possível alcançar uma carteira de investimentos mais equilibrada e rentável.
“Nossa, mas é muito viés, né? Como vou identificar isso tudo?”
Tendo a integração das finanças comportamentais com seu planejamento financeiro.
É importante saber que esses vieses existem, mas pensar em todos eles diariamente, vai ser cansativo demais e essa não é a ideia. O que você precisa pensar é, os números no final do mês são apenas os reflexos das suas atitudes e elas, resultado daquilo que você acredita (crenças) e conhece (vieses).
Então, quais são seus bons comportamentos financeiros no dia a dia, que vão ao encontro do seu planejamento? Foque e potencialize ESSES comportamentos racionais!
Até o próximo texto!