Finanças Comportamentais
18/05/2023
De: Mariana Vantine, planejadora financeira especialista em finanças comportamentais
O hábito de poupar dinheiro… por que tão difícil?
Hoje falaremos de um assunto que se não é um problema para você, um dia talvez ele já tenha sido: o hábito de poupar dinheiro. Como fazer o hábito de guardar dinheiro ser mais interessante que a gratificação imediata de uma compra ou saída para um restaurante caro? Isso me parece ser uma disputa muito desfavorável para a construção desse hábito.
Mas como podemos virar esse jogo? É sobre isso que iremos conversar um pouco mais agora.
Provavelmente você já ouviu falar do livro “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg, – se você ainda não leu já aviso que darei spoilers 🙈 mas é pro seu bem. Nele o autor diz que os hábitos são feitos de três componentes: a deixa, a rotina e a recompensa.
Sendo assim, para criar o hábito de economizar dinheiro, precisamos identificar uma deixa (por exemplo, receber o salário), depois estabelecer uma rotina (enviar uma parte do salário para a conta na corretora) e, por último, desfrutar de uma recompensa (comprar aquela sua comida favorita).
Isso é importante porque, entendendo a estrutura básica do hábito, podemos tornar a economia de dinheiro um oponente mais justo – diria até mais forte – para a disputa contra a gratificação imediata.
Podemos fazer isso seguindo essas dicas abaixo:
1º Torne a recompensa mais atraente: para fazer o hábito de poupar dinheiro mais interessante, associe-o a recompensas que você realmente valoriza. Por exemplo, pense como aquele dinheiro guardado poderá ser usado para realizar a viagem que deseja ou investir naquele projeto pessoal que tanto quer alcançar. Visualizar os objetivos de longo prazo ajuda a tornar o dinheiro guardado mais atraente;
2º Comemore as pequenas vitórias: quando você atingir os marcos de sucesso, como economizar determinada quantia ou realizar um objetivo específico, celebre este momento. Pode ser algo simples, como compartilhar este fato com amigos ou então, se presentear com algo significativo;
3º Use gatilhos comportamentais: aproveite os gatilhos psicológicos para ajudar a reforçar seu hábito de economizar. Por exemplo, coloque lembretes visuais em lugares estratégicos (como sua carteira ou no papel de parede do celular) para lembrá-lo de seus objetivos financeiros toda vez que você estiver prestes a fazer uma compra impulsiva.
4º Desafie-se com metas progressivas: comece com uma meta de economia mais baixa e, em seguida, aumente gradualmente à medida que se torna mais confortável com o hábito. Isso cria um senso de realização e motivação contínua para seguir investindo e aumentando sua riqueza.
Viu que quando você entende a estrutura dos hábitos e utiliza estratégias de finanças comportamentais, é possível tornar a economia de dinheiro um hábito mais atraente e recompensador? Ou seja, quando aprendemos como os hábitos funcionam fica mais fácil investir todos os meses e nos sentir bem por estarmos cuidando do nosso futuro.
Lembre-se de que construir um hábito é um processo que leva tempo e dedicação, então vá com calma, seja gentil consigo mesmo e comemore cada vitória conquistada ao longo do tempo. Juntos, vamos tornar essa jornada mais prazerosa rumo a um futuro cheio de prosperidade e riqueza!
Até o próximo texto! 😊