Você sabia que o real foi a moeda que mais se desvalorizou frente ao dólar no mundo, no ano de 2020?
Separamos algumas dicas sobre como se proteger em momentos de instabilidade!
1 – SEMPRE tenha seu patrimônio diversificado. Diversificação envolve classe de ativo, prazo, risco, mercado, moeda, etc. É através da diversificação que diminuímos substancialmente o risco que temos sobre nossos investimentos.
2 – INVISTA todos os meses. É essencial que destinemos, pelo menos, 20% da nossa renda para pensar no futuro. É esse dinheiro investido que vai resultar um retorno acima da inflação.
3 – Tenha uma VISÃO DE CARTEIRA. Não adianta querer comprar ouro e dólar depois que o colapso chegou. Esses dois ativos são ativos de proteção e devem estar sempre dentro da sua carteira de investimentos, comprados em períodos onde sua procura não é alta, ou seja, períodos pré-crise.
4 – Busque sempre SUPORTE PROFISSIONAL. Chega de seguir aquela dica quente que vai transformar R$ 1.000,00 em R$ 10.000,00, ou aquele vídeo que vai te ensinar a ganhar dinheiro todos os dias. Conte com suporte profissional, especializado e responsável para que sua tomada de decisão seja a mais transparente e embasada possível.
Por Sérgio K. Leão