Como o Brasil será impactado pela vitória de Joe Biden nos Estados Unidos?
Na última semana tivemos em todos os noticiários ao redor do mundo informações sobre a vitória de Joe Biden, na corrida eleitoral americana.
Mas como isso pode impactar nosso país?
O primeiro passo é entender quais os pontos defendidos por Biden e como isso reflete na economia mundial:
1) Pacote de estímulos: o cenário político deve, enfim, chegar a um acordo sobre um pacote de estímulos contra a crise econômica provocada pela pandemia. Como os EUA possuem uma enorme demanda industrial, são eles um dos maiores compradores também. Desta forma, um pacote de estímulos tende a colocar as empresas nos eixos, fazendo com que voltem a produzir e, assim, voltem a comprar. Os mercados internacionais enxergam com bons olhos.
2) Comércio global: Diferente do que pregou Trump ao longo do seu mandato, Biden tem uma postura política menos conflituosa. Isso significa que as agendas de acordos comerciais devem ser retomadas e haja uma maior cooperação entre países em diversos pontos. Inclusive alguns que foram deixados de lado devido a conduta do ex-presidente Donald Trump. Os mercados internacionais enxergam com bons olhos.
3) Dólar: No Brasil, o dólar sofre impacto sobre a força que os EUA tem em diversos aspectos, porém, mesmo com uma política mais apaziguadora que Joe Biden deve seguir, temos problemas internos que ainda nos colocam em cenários duvidosos, como recuperação econômica, reforma tributária e política, inflação pós-pandemia, entre outros. Desta forma, o dólar pode seguir caro no Brasil. Deve haver uma diminuição, mas nada tão acentuado quanto se espera.
Aguardamos novos desdobramentos com relação à saída de Donald Trump da Casa Branca, que tende a não ser amistosa, e como isso também refletirá nos mercados.