Finanças em Casal
13/02/2023
De: Luiz de Melo Vasconcelos, planejador financeiro CFP®
Veja se você conhece histórias assim: Início do mês, um monte de contas a pagar, desde a fatura do cartão de crédito, condomínio, prestações, água, luz… E vem a natural discussão e um pressionando o outro como a situação será resolvida.
Qual o problema aqui?
Esse casal está sendo reativo às contas e ao dinheiro. Com certeza irá gerar brigas, desconfiança, segredos e acusações.
O maior problema, como você já deve imaginar, não são os juros por atraso, mas a perda ou diminuição de dois elementos fundamentais ao relacionamento: Admiração e Respeito.
O que fazer então?
Na minha experiência pessoal e também nos meus atendimentos, percebi que há um elemento-chave para diluir brigas e melhorar e muito o diálogo. Peço que tenha disponibilidade para este novo conceito.
Anote essa palavra: ANTES
Antes do piloto ir para o avião ele fez o plano de voo.
Antes do início do próximo mês é possível, de forma tranquila, sem pressão e com curiosidade, mapear as despesas do mês seguinte, sejam elas recorrentes (moradia, alimentação etc.) ou específicas (aniversários, datas festivas etc.)
Também é possível prever o faturamento da família, ou seja, o total de dinheiro que os provedores trarão para casa.
Com isso, o casal terá recursos para organizar as prioridades e caso precise, já conversar sobre fazer renda extra ou recorrer a crédito, caso necessário.
E por que essa forma é tão válida? O casal se preserva, o casal acolhe desafios em conjunto. O casal confia!
Lembra dos dois elementos chave para todo relacionamento: Admiração e Respeito. São com esses elementos que o casal irá vencer qualquer desafio financeiro.
Insight Capital:
Entre os dias 15 e 20 do mês, já crie um ambiente legal para uma boa conversa sobre os desejos, objetivos e compromissos do casal para o próximo mês.
Coloque noites do casal na sua programação.
Sim, pode abrir uma garrafa de vinho para esta conversa 😉