Blog

Como ter sempre a melhor taxa de câmbio do mercado?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já fez ou conhece alguém que foi visitar outro país? Se sim, sabe que um dos pontos mais importantes que temos é quando, onde e quanto em moeda local vou precisar levar. Hoje não falaremos de viagens, mas sim sobre a conversão de moeda. Você sabia que existe mais de duas formas de trocar nosso real por outras moedas?

Muitas vezes pela facilidade ou até mesmo comodidade não nos preocupamos tanto quanto deveríamos com a troca de moeda, mas ela pode e normalmente é mais de 50% dos valores que gastamos no total de uma viagem.

Então agora vamos te explicar as formas que temos e os benefícios de cada uma.

O que é taxa Câmbio?

Primeiramente, você deve estar se perguntando: o que é taxa de câmbio?

A taxa de câmbio equivale ao preço de qualquer moeda estrangeira versus à nacional. Em outras palavras, se o dólar, em um determinado período, estiver cotado a R$6,00, esse valor representa a taxa de câmbio da moeda americana em relação ao real no momento. 

As operações de compra e venda de moeda contribuem com as flutuações da taxa de câmbio. As alterações no cenário econômico local e internacional, como inflação, taxa de juros e acontecimentos políticos, também influenciam no valor. 

Por este motivo, os bancos centrais aumentam ou diminuem a oferta monetária para tentar controlar a demanda de moedas. No mercado de câmbio, cada moeda possui sua própria nomenclatura, como BRL para o real, USD para o dólar americano, EUR para euro, GBP para libra esterlina, entre outros.

O câmbio é sempre um ponto de atenção para aqueles que desejam viajar, fazer transações internacionais ou mesmo morar fora do país. Os que vão viajar para o exterior são impactados pelas flutuações do “dólar turismo” (é a taxa utilizada na cotação de moedas estrangeiras para pessoa física). Sua cotação pode ser até 8% mais alta que a do câmbio comercial, devido aos custos administrativos das instituições, como de logística, manutenção, impostos e seguro. Ao planejar a compra do papel-moeda com antecedência é possível fazer um preço médio do valor pago na moeda ao longo do tempo.

Tudo bem, espero que você tenha compreendido até aqui, mas creio que você deve estar fazendo a seguinte pergunta: entendi, porém como faço para descobrir a taxa de câmbio hoje? Muito simples! O Banco Central do Brasil divulga diariamente as taxas de fechamento de todas as moedas, além disso o Grupo Capital possui uma plataforma exclusiva para clientes com uma taxa que costumar ficar mais baixa que todo o mercado.  Isso é uma facilidade para quem deseja acompanhar de perto o câmbio e fazer suas operações com praticidade. 

Opções de se fazer Câmbio

Ao se preparar para uma viagem, uma das grandes dúvidas é quando e como fazer o câmbio de seus reais pela moeda estrangeira utilizada no país que você vai visitar. Antes de tomar uma decisão é bom conhecer todas as opções para verificar qual melhor se adequa à sua situação específica. Leia aqui, as principais opções:

Transferência internacional

Caso você tenha uma conta bancária no país para o qual vai viajar ou até mesmo uma conta internacional, uma das opções mais atrativas pode ser a transferência internacional, com a utilização de um site especializado nesse tipo de serviço.

A transferência dessa maneira costuma usar a cotação comercial do dólar, que tende a ser mais vantajosa do que a cotação do “Dólar Turismo”. Porém não se engane, o spread (lucro do banco) pode ser alto. Outro ponto relevante é que nesse tipo de operação incide apenas o IOF de 1,10%.

Dinheiro em espécie

Uma das opções mais comuns ao viajar ainda é a compra do papel moeda em espécie. Sobre esse tipo de câmbio incide também o IOF de 1,10% e, além disso, a cotação utilizada é turismo. Caso você viaje para os Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Japão ou algum país europeu, pode fazer sentido fazer o câmbio no Brasil.

Já no caso de países mais exóticos, talvez valha mais a pena fazer a troca da moeda no próprio país. Busque sempre pesquisar o câmbio em diferentes casas de câmbio e, de preferência, não o faça no aeroporto ou em algum lugar turístico pois nesses lugares o câmbio costuma ser mais depreciado.

Com o acompanhamento do Grupo Capital você terá o auxílio e disponibilidade de um especialista, além de cupons de desconto que garantirá uma grande economia. Sempre a taxa mais barata do mercado.

Cartão pré-pago

Outra opção que também é muito utilizada é o cartão pré-pago.

Com ele você tem a praticidade de não precisar levar o dinheiro vivo e de ser utilizável como um cartão de débito, só que com o cartão pré-pago (como já diz o nome) você já tem uma quantia pré-definida, você carrega o cartão com o que é necessário. Além disso, você tem um controle maior sobre o câmbio do que no caso dos cartões de crédito internacionais, já que o câmbio é definido na data que você fechar o câmbio. Caso o cliente perca o cartão ele não perde o dinheiro, apenas o custo de fazer um novo cartão.

A incidência de IOF sobre para cartões pré-pagos é de 6,38%, muito superior do que o valor para transferências internacionais ou para troca de dinheiro em espécie.

Cartão de Crédito

Por fim, outra opção amplamente usada ao viajar para o exterior é o pagamento por meio de cartão de crédito internacional. Ele também tem a praticidade de não precisar levar o dinheiro em espécie e, para alguns serviços específicos, essa é o único método de pagamento aceito.

Apesar disso, essa tende a ser a opção menos vantajosa principalmente porque a cotação utilizada pelos cartões de crédito tende a ser bastante alta, já que ela não é negociável como nas opções anteriores. Além disso tudo, sobre esse meio de pagamento também incide o IOF de 6,38%.

Qual opção eu devo escolher?

Pois bem, assim temos as diversas opções de ser fazer câmbio. No entanto, no geral, a opção mais eficiente de realização do câmbio tende a ser a transferência para uma conta própria no exterior, todavia nem todas as pessoas têm essa opção disponível.

O envio de remessas e a troca do dinheiro em espécie são as próximas opções mais atrativas, tendo em vista o câmbio negociável e a incidência do IOF. No geral, as opções por cartões pré-pagos e cartões de crédito tendem a ser as menos competitivas.

Onde trocar a moeda? Conheça as melhores opções

A possibilidade de poder conferir onde trocar euro, além de facilitar o transporte do dinheiro enquanto se está viajando, também abriu portas para negociar, por exemplo, ou verificar onde está a melhor cotação.

Separamos aqui as melhores opções para você utilizar quando quiser saber onde trocar euro. Veja qual melhor atende ao seu tipo de viagem

1º Direto com os bancos

Uma das opções mais antigas e possivelmente mais caras, alguns bancos oferecem o serviço de câmbio. No Banco do Brasil, por exemplo, é possível comprar, ou vender, moeda estrangeira. Você pode optar por receber o valor em espécie ou através do cartão Ourocard Visa TravelMoney, o cartão pré-pago internacional disponibilizado pelo banco.

Para realizar a operação, vá em uma agência do Banco do Brasil que seja credenciada a operar em câmbio. Também é possível fazer em terminais de autoatendimento de câmbio ou pelo aplicativo BB do seu telefone.

O mesmo serviço é oferecido pelo Banco Itaú, onde trocar euro também é possível. O banco dispõe de venda de moeda pelo aplicativo. Basta selecionar “câmbio”, realizar a compra, e escolher o ponto de retirada em até 5 dias úteis. No entanto, tanto no Banco do Brasil como no Itaú é necessário ser correntista em um deles, seja em pessoa física ou jurídica. E, se tiver um bom relacionamento com o gerente, pode conseguir taxas e tarifas mais competitivas. Ainda assim, enviar dinheiro para o exterior pelo banco não é a melhor opção.

2. Nas casas de câmbio do Brasil

É o lugar mais comum para quem quer trocar moeda. Para os interessados em pesquisar as casas de câmbio, primeiro é importante saber que o valor da moeda varia diariamente.

No entanto, a cotação que encontramos em sites especializados de notícia não são os mesmos praticados nas casas de câmbio, que já embute outros valores sobre a cotação do dia.

Por isso, quando for pesquisar onde trocar e em qual casa de câmbio, verifique sites de cada uma. Você também pode tentar o atendimento telefônico ou pessoalmente. Recomendamos, inclusive, negociar as taxas: quanto mais moeda você for comprar de uma vez, maior a possibilidade de conseguir um bom desconto.

E nas casas de câmbio dos aeroportos?

Apesar dessa opção apresentar facilidade, costuma ter uma grande diferença com as anteriores, principalmente nas taxas mais caras e a negociação é praticamente impossível. Essa é uma boa solução apenas em situações emergenciais, do contrário não recomendamos.

3. Transferência bancária para conta no exterior

Se seu plano é passar uma temporada no exterior, abrir uma conta no destino e fazer uma transferência para essa conta tende a ser uma opção bastante vantajosa. Aqui você tem um IOF de 1.1% e a cotação comercial da moeda. Nestes casos, recomendamos utilizar as plataformas de envio de dinheiro para o exterior e/ou contas globais. 

As contas globais são extremamente práticas e baratas, poupando um planejamento mais minucioso pela facilidade que traz. Nessas contas o spread utilizado geralmente é um padrão de 2%, com o mesmo IOF de 1.1%, resultando em um custo final extremamente baixo em comparação com o cartão de crédito. Você possui um cartão de débito dessa conta e consegue fazer o envio do valor assim que precisar, com câmbio geralmente muito rápido. Dessa forma, caso você erre no seu planejamento e acabe gastando mais do que o planejado, você não fica refém do cartão de crédito.

Conclusão

Câmbio é um assunto importante e que influencia diretamente viagens e compras internacionais que você fará. Por isso, ter um especialista que pode te auxiliar e apresentar boas condições pode fazer a diferença não somente para a sua viagem e suas compras, mas para o seu bolso

Além disso, devido às mudanças e evolução do mercado, surgem cada vez mais opções para realizar o câmbio. Uma curiosidade é que foi publicado um decreto em março de 2022 para zerar o IOF na compra de moeda estrangeira ou em compras internacionais até 2028, com redução já a partir de 2023. Contar com o acompanhamento de um consultor fará com que você tenha acesso rapidamente a essas informações e tenha certeza de que seu planejamento estará sempre atualizado e com a melhor estratégia para o momento.

Entre em contato com o consultor financeiro que lhe acompanha dentro do Grupo Capital para poder cadastrar-se em https://iamsimple.com.br/grupocapital e receber deste consultor os cupons de desconto garantindo a menor taxa de câmbio do Brasil, para qualquer moeda.

Insights

  1. Pesquisar e planejar para que você tenha a melhor opção de compra pode fazer toda a diferença. Tenha um especialista ao lado e avalie o melhor cenário para a sua viagem, compras e para o seu bolso. O que você economiza em câmbio pode ser a parte do dinheiro ou todo o dinheiro de algum objetivo com a viagem ou até da sua vida.
  2. Aquele seu sonho de fazer aquela viagem, ter um patrimônio grande e que esteja seguro, tem que sair conforme você imaginou, e isso só é possível conhecendo todos os fatores envolvidos. Depois de sonhar, coloque em prática tudo o que imaginou: Escolha a maneira que mais te deixe seguro e confortável para realizar o câmbio. Use todo o suporte de um especialista para tomar as melhores decisões.

Frederico M Kùmbs – CSO Chief Strategy Officer
Rodrigo Ribeiro – COO Chief Operating Officer
Cauê Valença – Mentor de Customer Success